Banho de ofurô para o bebê

segunda-feira, 1 de junho de 2015




Eu tive conhecimento do ofurô por causa do Pedro Augusto, pois quando ele fez cinco dias veio à bendita cólica e eu quase fiquei doida, fui pesquisar o que poderia me ajudar e conheci o SANTO ofurô e fui aprender como usar e assisti vários vídeos. Nesta foto foi primeiro banho do Pedro Augusto olha a carinha dele super-relaxado e muitos especialistas dizem que eles sentem como tivesse na nossa barriga e em três dias a cólica tinha ido embora e o banho passou a ser cada vez mais prazeroso e o Pedro Augusto até dormia na água e quem dava o banho nele era o papai e foi ótimo para o vinculo dos dois. 

Permiti que o bebê fique mais tempo na água nos banhos de ofurô, nos quais a imersão é feita em água morna. A temperatura deve estar entre 36º e 37º C e, como a área de superfície da água é bem reduzida, não esfria tão rapidamente, deixando os pais e os bebês com mais tempo para aproveitar o banho.

Importante salientar que o banho de ofurô pode ser dado desde os primeiros minutos de vida, ainda na sala de parto, até seis meses de idade, ou até quando o bebê ainda couber dentro do ofurô e não conseguir ficar em pé. É muito importante nunca deixar o bebê flutuar na água.

Na posição sentada, o formato circular do ofurô ajuda a dar apoio e a transmitir segurança ao bebê. Com uma das mãos, deve-se apoiar a cabeça abaixo do queixo, para que não caia na água (até que o bebê tenha a capacidade de sustentar a cabeça sozinha, o que ocorre por volta dos três meses de idade), deixando a outra livre para o banho.

Nas primeiras semanas pode ser necessária a ajuda de outra pessoa até que o bebê fique mais firme ou que se obtenha a prática. Enquanto uma segura, outra passa o sabonete e faz a higiene.
Outra questão importante é orientar os pais quanto ao uso dos sabonetes ideais. Os bebês precisam de produtos desenvolvidos especialmente para eles. Devem-se usar sabonetes neutros e de fórmulas suaves, que não irritam os olhos e a pele sensível, diminuindo o risco de dermatites de pele e irritações oftálmicas. O sabonete líquido glicerinado é o ideal para lavar o bebê da cabeça aos pés.


Os benefícios para o bebê:

- O efeito terapêutico proporciona sensação de bem estar e relaxamento, ajudando a acalmá-lo e com isso um sono mais tranquilo;

- Ativa a circulação sanguínea e linfática, favorecendo o funcionamento dos órgãos internos;

- Favorece o sistema endócrino e gastrointestinal, aliviando cólicas;

- Auxilia no desenvolvimento da consciência corporal, favorecendo o desenvolvimento sensório motor;

- Estimula o sistema respiratório; 

O melhor horário para o banho no balde é à noite, para que ele se acostume a tomar banho, mamar e dormir. Isso ajudará criar uma rotina.

A mãe também pode optar por dar o banho de higiene na banheira e destinar o ofurô apenas para ocasiões em que o bebê esteja mais agitado, com aquele chororô, para acalmar o pequeno. Mas nada impede que você dê o banho no ofurô todos os dias até o bebê completar seis meses de vida ou mais — hoje já existem opções para crianças de até 4 ano de idade!



Beijos com carinho, Mari!

0 comentários:

Postar um comentário