A importância de respeitar o tempo de cada bebê

domingo, 13 de setembro de 2015



Cada criança tem seu ritmo e seu tempo de desenvolvimento, e é interessante que ele seja respeitado. Porém, como é frequente que esse ritmo sofra interferências, é importante ponderar o quanto essas influências são necessárias e benéficas para o seu bebê.

É bastante comum os pais ficarem orgulhosos quando a criança começa a andar antes que as demais, ou quando já articula palavras aos primeiros meses de vida. Quando o inverso acontece, isso passa a ser motivo de preocupação. O desenvolvimento motor das crianças tem etapas, que devem ser observadas e cumpridas. Pular algumas delas pode trazer prejuízos no futuro.

Até os 4 meses de idade o bebê já sustenta a cabeça voluntariamente. Por volta dos 6 a 7 meses já senta sozinho, para depois começar a rolar e engatinhar. Esse é o processo natural até a criança começar a andar. O resultado final é que existem crianças que andam com 8 meses ou menos, e outras que começa a andar meses depois de completarem um ano.

O tempo ideal é a criança que ela vai ditar. Deve ser devidamente estimulada, mas não acelerada. O desenvolvimento da criança deve ser motivo de atenção, mas não de ansiedade excessiva. Não devemos entender como mais rápido sendo melhor e mais devagar sendo pior.

Beijos com carinho, Mari                 

0 comentários:

Postar um comentário