Quarto Montessoriano

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Olá mamães! 
Meu nome é Tamara, sou mãe do Gustavo, vim escrever algumas dicas para vocês, espero que gostem! 
Vou começar falando sobre o quarto montessoriano. Quando o Gustavo estava com mais ou menos 6 meses ele acordava chorando e assustado no berço, ai pesquisando na internet e em alguns blogs, me deparei com esse método que me agradou muito. 
 “A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável”.
Proporciona a busca direta e pessoal do aprendizado. Para ela o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance, mas com total segurança.
Algumas dicas para montar um quarto montessoriano:

  • O berço é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que ela possa sair e voltar quando quiser.
  • Os brinquedos devem ficar sempre a mão, em uma altura que a criança consiga pegar com facilidade.
  • Espaço livre para que possa brincar e aprender.
  • Espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver e se conhecer.
  • Barras na parede, para que ela possa começar a andar sozinha sem ajuda dos pais.
  • Fotos da família irá estimular, visualmente, os sentimentos de amor e gratidão. A importância da família deve ser trabalhada desde cedo na criança.
  • Ter um aquário com peixinhos, ou mesmo um vaso com plantas desenvolve na criança a consciência de cuidado e proteção desde cedo. 
  • Cantinho de leitura e artes com livros à disposição e alguns materiais para desenhar e pintar.


No quarto do Gustavo, coloquei o colchão no chão e umas almofadas em volta para proteger, coloquei os protetores do berço na parede e o mosquiteiro de teto. Um espelho para ele se ver, e no chão coloquei tatames, tirei os moveis perigosos e deixei mais espaço para ele movimentar e colocar os brinquedos, não fiz o cantinho da natureza, porque tenho duas cachorrinhas e várias plantas em casa. Ele se adaptou muito bem ao quarto, não acordava assustado e quando começou a engatinhar, ele acordava e ia brincar, não chorava, quando eu chegava no quarto ele já estava brincando, nessa fase coloquei uma gradinha na porta do quarto, para que ele não saísse sem eu ver. Acho que isso estimulou a coordenação motora e a criatividade, os bebes são muito curiosos e tudo eles querem colocar a mão, sentir, conhecer tudo a sua volta e ali no quartinho dele ele pode pegar, brincar e fazer tudo do jeito dele. Além disso, quem é mãe, sabe… Toda criança escuta muitos “não mexa aqui”, “não pode encostar nisso”, “tire a mão daí”, então aqui está, um novo jeito de montar o quarto do pequeno. 


Aqui estão as fotos do quarto do Gustavo:








Algumas fotos de quarto montessoriano para vocês inspirarem:


    


Por hoje é isso! 
Beijos...
Tamara

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Tamara, parabéns pelo quarto do gustavo, adorei as dicas. No quarto da Letícia venho fazendo algumas mudanças e observando o quanto faz diferença pros pequenos. Bjs.

Unknown disse...

Oi leila! Td bem? Entao o gustavo adaptou mto bem e realmente faz mta diferença no desenvolvimento dos pequenos! Bjooo

Postar um comentário