Escola ou babá?

segunda-feira, 20 de julho de 2015





Agora veio o momento mais complicado depois que fui mãe, o mês que vem volto a trabalhar, pois vou cuidar dos negócios da família e chegou o momento do martírio a separação do meu Duduxo. O que eu faço arrumo uma babá ou coloco na escolinha?

Eu não cogitei em nenhum momento babá, não julgo quem tem e nem critico, não é o meu perfil. Então fui visitar as escolinhas da minha cidade e decidir o que seria melhor para o Pedro Augusto, em termo de segurança, alimentação, didática, profissionais especializados e valores.

1 Visitar as escolas:

Não há número mínimo ou máximo de escolas que devem ser visitadas antes de fazer a escolha. Para alguns, pode acontecer logo de cara, na primeira visita. Para outros, leva tempo e muita pesquisa. A decisão final só deve ser tomada quando os pais se sentem realmente seguros e confiantes.

2 Converse:

Converse com eles sobre questões básicas como alimentação, rotina, método de ensino... As repostas deles podem confirmar (ou não) suas impressões iniciais sobre a escola.

3 Leve a Criança:

Se você já eliminou diversas opções e ainda está em dúvida entre duas ou três escolas, leve seu filho para visitá-las. Quando a criança vai ao colégio, os pais percebem se ela simpatiza com o ambiente e o tratamento dos profissionais com ela.

4 Preço e Qualidade:

O alto custo de uma escola particular não significa, necessariamente, boa qualidade educacional. Há excelentes instituições públicas com projeto pedagógico interessante, enquanto algumas privadas têm projetos duvidosos. Não dá para generalizar.

5 Quantas crianças tem na sala de aula:

Na Educação Infantil, ensino de qualidade é sempre associado a salas com turmas pequenas e bem atendidas pela professora. O Conselho Nacional da Educação estabelece um limite de crianças por educador, de acordo com a idade:

0 a 2 anos: máximo de 8 crianças por educador
3 anos: máximo de 15 crianças por educador
4 e 5 anos: máximo de 20 crianças por educador

Mas atenção: o Conselho determina também que crianças de zero a três anos precisam de um espaço de 1,5 metro em sala de aula e crianças de 4 e 5 anos, de um espaço de 1,2 metro. Algumas escolas optam por colocar uma ajudante de sala para auxiliar o professor nos cuidados com as crianças, mas não é obrigatório.

6 Como é trabalhada o desfralde:

Em algumas escolas, a própria professora cuida da troca de fraldas. Em outras, há uma assistente responsável por isso. O ideal é que seja alguém com quem a criança convive ali na escola, ou seja, alguém que ela consiga reconhecer. Como a criança do berçário geralmente frequenta a escola em período integral, ela logo acaba criando vínculo com os profissionais. Inclusive, por essa razão, a escola pode auxiliar os pais quando eles resolvem tirar a fralda da criança (abandonar o uso). Muitas vezes a própria professora nota que a criança já está ganhando certa autonomia e dá a sugestão aos pais. Mas, geralmente, a decisão parte da família e a escola entram como parceira.

7 Qual atividades com a criança:

Jogos, brincadeiras de roda, atividades com música, sessão de cinema, teatro... Todos esses são momentos comuns na rotina da pré-escola, mas não se pode parar por aí. Segundo a educadora Fátima Balthazar, é importante, principalmente com crianças de 4 e 5 anos, que sejam feitos alguns registros com lápis e papel. Neste registro a criança faz tentativas de escrita, desenhos, enfim, ela faz o registro do conhecimento. Depois da leitura de um livro, por exemplo, pode-se pedir para que ela registre o que entendeu daquela história. Todos esses registros precisam ser guardados e reunidos no port-fólio do aluno, que é entregue aos pais ao final do ano. Quando visitar uma escola, peça para ver os registros dos alunos da escola, o que eles têm produzido e com qual intuito. Procure avaliar também se os trabalhos das crianças foram feitos usando diferentes materiais: tintas, giz de cera, caneta, glitter, recortes, cartolina, papel de seda, material reciclável, lantejoula, enfim, se a escola oferece inúmeras possibilidades para atividades artísticas.

8 A escola é autorizada?

Muitas escolas de Educação Infantil abrem todos os anos no país. Mas será que todas têm a autorização das secretarias municipais de ensino para funcionar? Essa informação precisa estar acessível nas escolas (geralmente na secretaria) mas, na dúvida, você pode consultar a diretoria da educação da região onde você mora. De acordo com Regina Célia Sylvestre, para ser autorizada a funcionar uma escola precisa estar em dia com sua estrutura, seu espaço, sua proposta pedagógica e seu corpo docente. Lembrando que a Educação Infantil no Brasil (escolas públicas ou privadas) é competência dos municípios.

Hoje depois de visitar quase todas as escolas da minha cidade, decidimos qual seria melhor para o Pedro Augusto. Depois vou voltar falando sobre adaptação do Pedro Augusto na escola.

Beijos com carinho, Mari

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