COMO FAZER SEU FILHO DORMIR MELHOR E SOZINHO

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016


Meu filho dorme muito tarde”, “Meu filho não tem um sono tranquilo”, “Ele acorda durante noite querendo passar para a minha cama”, “Meu filho não quer dormir ou dorme muito pouco”. Você se id“entificou com alguma dessas situações?
Uma noite de sono tranquila significa mais energia para viver o dia com tranquilidade e leveza. Sabemos que, muitas vezes, o nosso bom e mau humor estão diretamente ligados à qualidade do sono. Com a criança não é diferente. Dormir bem para ela também significa ter um dia com mais disposição e alegria.
Os pais também contribuem para noites de sono ruins quando ensinam para os filhos a dormirem utilizando recursos, chamados gatilhos do sono. Ações simples como deixar a criança dormir na cama dos pais, segurando a orelha da mãe ou assistindo televisão, por exemplo, ensinam para a criança a dormir somente com esse recurso.

Então, o papel dos pais é decisivo para ensinar a criança a se encontrar com o sono e dormir tranquilamente, mesmo com todas as dificuldades que todos nós vivemos durante o dia. Aprendemos a dormir bem, adultos e crianças.

Para nortear a nossa reflexão é importante chamar a atenção para quatro pontos:
- Cada criança é única e precisa ser acolhida nos seus medos e angústias. No caso de irmãos é fundamental ter sempre em vista que um é diferente do outro. Portanto, o que é bom para um pode não ser bom para o outro. O olhar atento para as necessidades de cada um faz toda a diferença.
- Cada família é única e o que é bom para uma pode não ser boa para outra – cada família tem suas crenças e o que é problema para uma pode não ser problema para a outra.
- Procurar se colocar no lugar do filho, mas sob o ponto de vista da criança. Você vai ver que assim, conseguimos compreender muitas atitudes dele.
- Quando nas relações familiares há queixas, incômodos, cansaço, falta de privacidade, exaustão, então é urgente buscar mudanças, reavaliar práticas e buscar melhorar a vida para que ela fique mais leve.

1º Tenha uma rotina
A rotina interfere diretamente no sono da criança. Toda vez que uma criança dorme mal, é preciso, primeiro dar uma olhada em como está transcorrendo o dia dela. A correria do dia a dia poderá provocar mudanças na rotina da criança e interferir diretamente no seu sono. Variações no horário de ir dormir e de acordar, por exemplo, impedem a qualidade do sono e repare que muita variação na rotina interfere também no sono do adulto.
Então é fundamental ter hora para acordar, lanchar, almoçar, ir para escola, fazer o Para Casa, tomar banho, brincar, ter tempo em família, jantar e ter um ritual para dormir. Os bebês e as crianças até 3 anos, por exemplo, precisam do soninho durante o dia e tentar tirá-lo ou diminuir o tempo vai acabar interferindo na noite de sono deles.
Lembre-se, rotina significa segurança e previsibilidade das ações. Precisamos de estabilidade, todos nós, adultos e crianças.

2º Não sobrecarregue seu filho
A prática de muitos esportes ou manter a criança muito ocupada com aulas em que ela aprende, por exemplo, balé, natação, enfim muitas ocupações podem deixar a criança muito cansada e deixá-la irritada na hora de dormir. Então, cuide para que seu filho não se sinta e não fique, de fato, sobrecarregado. A dificuldade para dormir poderá estar diretamente ligada a essa sobrecarga. Avalie qual a melhor opção. O que ele mais gosta? Qual a atividade que é mais importante?

3º Tenha um ritual
É preciso pensar no ritual ou na preparação para a hora de dormir, que começa, na verdade, logo que anoitece, por volta mais ou menos das 18:00. Cedo demais? Nem tanto, veja só: a criança tem que jantar, e o jantar precisa ser servido mais ou menos três horas antes de dormir. ​ Se a criança for dormir por volta de 20:00 ou 21:00, então a preparação também começa logo que anoitece. Essa prática é importante para os adultos também. É claro que cada família se organiza da maneira que mais lhe convém. A rotina dependerá do horário que os pais chegam. Mas, é preciso começar a desacelerar, principalmente as crianças que ficam o período integral na escola.

4º Diminua o ritmo à noite
O que seu filho precisa fazer à noite? Algumas crianças fazem o Para Casa à noite, então é preciso ter combinados: fazer o Para Casa antes ou depois do jantar, antes ou depois do banho.
A TV poderá prejudicar o sono do seu filho e até mesmo o seu. Então, se você chega em casa e deixa seu filho vendo TV, pensando que ele está relaxando, na verdade ele poderá ter o sono prejudicado. Brincadeiras muito agitadas, vídeo games, computador, isso não desacelera a criança. A noite pede mais calma, histórias e brincadeiras mais tranquilas como por exemplo, jogos de tabuleiro para os maiores e brincadeiras cantadas para os menores.

5º Coloque limites
Como estão os momentos em que é preciso colocar limites? Você está cedendo demais ou está sendo rígida demais... como é que andam esses momentos? Será que seu filho fica tempo demais longe de você e, por isso você acredita que ceder às exigências noturnas é uma forma de compensar?
É preciso voltar o olhar para o dia, olhar para trás. Isso, porque um dia mais difícil, estressante ou algum acontecimento diferente, como por exemplo, uma perda, uma mudança, podem interferir diretamente e com muita força na noite de sono. E ter clareza disso poderá nos ajudar a agir com clareza e ajudar o filho a viver aquela noite que pode sim ser mais difícil, mas que vai passar.

Dormir bem é um processo contínuo que começa a ser aprendido desde bem pequeno e vai pela vida afora. Então, além de ensinar seu filho a dormir melhor, você também poderá aplicar essas orientações na sua vida e desfrutar de uma noite de sono tranquila. Assim, a sua vida e da sua família será mais saudável e vocês mais fortalecidos para lidar com as adversidades próprias.
Dica maravilhosa é do meu livro : Como educar os filhos e colocar limites, autora Cristina Cançado
Beijos com carinho, Mari  

19 comentários:

Pai de cinco disse...

Ótimas e esclarecedoras informações! E sim, rotina, rotina e rotina faz toda a diferença!

Luciana RecemMae disse...

É tão verdade que os pequenos precisam de rotina, que basta um dia de "escapada" para a noite ser um terror!! Adorei as dicas, algumas coisas são feitas bem erradas aqui e que já irei adotar a forma correta... Otimo post... bjos

Mamãe Robô disse...

Incrível como tudo isso é verdade! A rotina, então! Toda vez que mudamos é um sofrimento a hora do sono! Excelente texto! Parabéns!

Tatiane Gallas Vidal disse...

Rotina é importante! Ótimas dicas!

Tatiane Gallas Vidal disse...

Rotina é importante! Ótimas dicas!

Espaço das Mamães disse...

Adorei as dicas ... Aqui tento manter o mesmo ritual principalmente durante a semana, quando começa a chegar a noite vamos nos acalmando, brincando de coisas mais calma, assistimos alguns vídeos, ai tomamos leite, escovamos os dentes e vamos para a cama ai ligo um desenho em um volume mais baixo e logo estamos dormindo (as vezes nem dá tempo do desenho começar direito RS)

Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

Espaço das Mamães disse...

Adorei as dicas ... Aqui tento manter o mesmo ritual principalmente durante a semana, quando começa a chegar a noite vamos nos acalmando, brincando de coisas mais calma, assistimos alguns vídeos, ai tomamos leite, escovamos os dentes e vamos para a cama ai ligo um desenho em um volume mais baixo e logo estamos dormindo (as vezes nem dá tempo do desenho começar direito RS)

Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

Maes Depois dos 30 disse...

Pedro sempre foi tranquilo com relação ao sono. Creio que a rotina ajuda e muito! Ótimas dicas!!!

Fanny Leao disse...

Adorei viu!!com Rafa Qdo vejo q está ligado ainda. Falo;vamos ler um livrinho na cama!? E aí bate o soninho 😘

Mamãe Antenada disse...

Não me canso de falar que uma rotina é saudável não só pra criança como para os pais. Pedro sempre dormiu bem com rotina em casa... só agora que as aulas começaram que o sono está um pouco perturbado... mas vou seguir seus conselhos, pra ver se volta a calmaria aqui em casa... haha Beijos!!

Ludmila Figueiredo disse...

Aqui temos uma super rotina tb! Além de tudo isso, indico passar óleo de lavanda no peito! Ele é relaxante!

Mto bom o post! Adorei!

Blog Da Fertilidade à Maternidade! disse...

Ótimas dicas e super importantes.

Mamãe Sacchi disse...

Rotina e ritual são o diferencial na hora do sono né, mas como você mesmo disse cada criança é única, eu sigo tudo certinho e as ainda são um pouco cheias, acorda pelo menos uma vez 😘

Jaqueline Lima disse...

Acho que manter uma rotina para crianças é fundamental para que elas durmam bem!
Blogmaternidadesemfrescura

Maria Babona disse...

Rotina tudo q não tenho em casa...minha filha até passa a noite sozinha mas a hora de fazer dormir e num grude só. E eu adooro

Marcelle Tabosa Meireles disse...

Desde que Heitor tinha pouco mais de um mês, a rotina e o ritual do sono é o mesmo, faça chuva ou faça sol (no caso, lua)!

Leiliane Oliveira disse...

Aqui em casa meu filho dorme agarrado comigo, praticamos cama compartilhada desde que ele nasceu !!

Mariana Jurema Barbosa disse...

Oi Mari,

Hoje eu faco isso coloquei regra em casa e limites ainda mais a noite.
Hoje ele dorme sozinho ficou muito melhor.

Bjs

Mari
vamosmamaes.blogspot. com.br

Bárbara Fernandes Costa Barboza disse...

Adorei o post Mari!! Aqui tenho uma bebê dorminhoca e uma que acorda toda hora. Insisto muito em manter a rotina, pois com duas bebês isso é mais que essencial. Bjs

Postar um comentário