Musicoterapia para crianças

segunda-feira, 12 de setembro de 2016



Poucos sabem, mas a música pode ser usada como terapia para bebês e crianças. A musicoterapia facilita o desenvolvimento da comunicação e a expressão, além de favorecer a integração social na infância.
A musicoterapia consiste na aplicação científica do som, da música e do movimento e ajuda a facilitar a comunicação da criança, ajuda a promover a expressão individual e favorecer a integração social.  A sua estimulação está a extender-se dentro dos programas educativos para facilitar o aprendizagem nas crianças.
A musicoterapia é uma disciplina de carácter natural, complementária e não farmacológica cuja ferramenta de trabalho é a música e os seus componentes, utilizando-a como sons, estruturas rítmicas ou partes musicais. Cada vez usa-se mais para conseguir de uma forma natural resultados terapêuticos tanto a nível motriz, como a nível psicológico, energético ou orgânico.



Benefícios da Musicoterapia

Tudo que é música, para uma criança, sempre é positivo. Mas devemos ter em conta que este deve ser adaptada aos seus ouvidos, à sua capacidade de ouvir, à sua idade.
A musicoterapia pode ajudar muito a uma criança na sua aprendizagem, coordenação, controle de ansiedade e melhoria do estado de ânimo, entre outros. Mas, sobretudo ajudar-lhe a organizar a nível interno. A influência da música é muito maior do que acreditamos.
Quanto ante se exponha uma criança à música, mais benefícios existem, seja como terapia ou como uso lúdico. O uso de canções para ensinar habilidades acadêmicas, sociais e motoras às crianças pequenas, tornou-se numa prática comum para alguns professores e educadores de música e claro, para muitos musicoterapeutas.
Existem muitos estudos que demonstram que a música e os seus componentes produzem padrões de actividade cerebral. Isto leva a uma maior eficácia a nivel de funcionamento do cérebro não só como director dos processos cognitivos, mas também como regulador das funções vegetativas do organismo.
A música tem valores universais que afetam todas as pessoas e que se definem pelo ritmo, a harmonia, a melodia e o tom. Assim, o musicoterapeuta deve descobrir a personalidade musical de cada paciente para selecionar a música adequada, porque segundo a sua personalidade e o seu estado, pode ser mais benéfico um tipo de música ou outro.

Efeitos da musicoterapia nas crianças


Os efeitos que Musicoterapia tem nos distintos âmbitos são muitos, mas se nos baseamos nos que influenciam as crianças, são os seguintes:
 
Fisiológicos: aliviam a tensão muscular e melhoram o ritmo cardíaco e respiratório;
Educação: ajuda na superação das dificuldades de aprendizagem;
Afetividade: favorece o desenvolvimento emocional e afetivo;
Movimento: incentiva a atividade e melhora a coordenação motora;
Sensibilidade: estimula a percepção auditiva e tátil;
Terapêuticos: auxiliam na resolução de problemas psicológicos e na mudança de condutas;
Recuperação: apoio psicológico àqueles que enfrentam situações difíceis;
Psiquiátricos: melhoram a autoestima e a capacidade de comunicação de crianças portadoras de transtornos.

Métodos de aplicação

As aulas são preparadas pela as  características do paciente, combinando múltiplos factores. É muito diferente se é uma criança ou um adulto.
O uso da música para ajudar crianças na aprendizagem e na memorização do material, baseia-se no uso de uma pauta estrutural, na que a música está presente simultaneamente com o material que tem de ser aprendido, A música torna-se desta maneira num meio pedagógico para transmitir informação, e como veículo para memorizar palavras e/ou ações.
Beijos com carinho, Mari.

14 comentários:

Adriano Bisker disse...

Amei a postagem! Sempre apliquei a meus filhos, acho a música primordial para o crescimento e desenvolvimento das crianças!

Unknown disse...

Gente que coisa linda! Sem a ciência toda, cantar para as crianças já é uma delícia. Sabendo dos benefícios fica ainda melhor!

Clau
@AsPasseadeiras

Unknown disse...

Ualllll não conhecia essa alternativa e fiquei encanta com os benefícios! É mto bom saber que existem vários recursos para ajudar nossos pequenos. Parabéns pelo post. Beijos

Unknown disse...

Muito bom!Por isso a música já faz parte das disciplinas de muitas escolas desde a Ed. Infantil e as crianças adoram!

SeEUfizVCfaz disse...

Amei o tema!! Aqui uso a musica com o João desde que ele estava na barriga... quando bebe, ele se acalmava muito com quando ouvia as musicas que eu ouvia quando ainda estava gravida! Ele adora instrumentos musicais e vive inventando musicas!

Mammy's Forever disse...

Rafa quando era bebê eu levava em uma aulinha de música! No começo não gostava muito da barulho alto da música, mas logo que adaptou amava as aulinhas!!
beijos fanny

Katy Gutterres disse...

Adorei o post!!!!
Música faz bem para pessoas de todas as idades... claro que com bebês e crianças não seria diferente!!!! ☺️🎤🎻🎺🎸🎷🎹

Unknown disse...

A Mari ama música, adora a aula e sempre conta tudo oque aprendeu é nítido o quanto desenvolve e ajuda.

Unknown disse...

As crianças aqui adoram música!Quem sabe um dia as coloque para tocar ou cantar algo. Porque por enquanto a música aqui só serve pra bagunça mesmo.

Unknown disse...

As crianças aqui adoram música!Quem sabe um dia as coloque para tocar ou cantar algo. Porque por enquanto a música aqui só serve pra bagunça mesmo.

Unknown disse...

Não conhecia a musicoterapia e amei os benefícios, pois ajuda muito as crianças.
Nossasaogemeos.blogspot.com.br

Espaço das Mamães disse...

Adorei saber dos benefícios, aqui o Gui na primeira escola que ele estudou tinha aula de música e ele adorava

Bjs Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Amei o post! Quando estava grávida li muito a respeito de musica! Minha família tem musicas e Pedro já mostra um encantamento pelo violão e bateria! Super quero incentivar isso, ainda mais que é comprovado que só traz benefícios!! <3

Unknown disse...

Amei o post! Aqui em casa super icentivamos, Sofia tem vários instrumento e toca violão com o papai! Acho lindo kkk

Postar um comentário