Benefícios do pilates na gestação

quinta-feira, 20 de agosto de 2015



Oi Mamães!

Quando completei os 3 meses da gestação, minha médica sugeriu que eu praticasse alguma atividade, dentre elas estava o pilates e desde então comecei a fazer as aulas 2 vezes por semana, até o final da gestação com 38 semanas. É importante ter pessoas qualificadas para acompanhar esse processo. Quem me acompanhou foi a Caroline Negrão, no espaço Educar, aqui em Passos-MG, e eu simplesmente amei. Tive uma gravidez bem tranquila, não inchei, não tive muitas dores na lombar e nem nas pernas, isso porque eu fazia pilates, além de tudo isso, ajuda no equilíbrio, na respiração e no trabalho de parto, então, vou contar para vocês alguns benefícios do pilates durante a gestação.

O Pilates é um método de exercícios de baixo impacto, não provoca sobrecargas nas articulações das gestantes. Além disso, o Pilates possui alguns princípios que trazem muitos benefícios, como aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular, consciência corporal, relaxamento e uma respiração mais adequada. O trabalho integrado de todos os princípios favorece o bom desenvolvimento da gestação, prevenindo dores e desconfortos e auxiliando no trabalho de parto.

Costumamos dizer que a “alma do método” é a centralização, onde os músculos do “core” e assoalho pélvico são sempre recrutados, garantindo o fortalecimento. Para a gestante isso faz toda a diferença, pois são músculos que irão sustentar melhor a coluna, já que o centro de gravidade se altera totalmente com o aumento da lordose lombar, minimizando as dores lombares comuns na gestação. O Pilates também vai evitar a incontinência urinária com o fortalecimento do períneo, e ajudar no trabalho de parto e na recuperação.

Além do fortalecimento dessa musculatura central do corpo, o Pilates garante membros superiores mais fortes, o que facilitará a vida da mamãe na hora de cuidar do seu bebê. Atividades como carregar, trocar, dar banho e amamentar serão realizadas com mais facilidade com esse ganho de força e equilíbrio muscular.

Por ativar o sistema circulatório, o Pilates também contribui para aliviar as dores e inchaços nos membros inferiores, além de fortalecer essa musculatura para que aguentem o ganho de peso e ajudem a aliviar a sobrecarga na coluna.

Enfim, o Pilates traz inúmeros benefícios para a futura mamãe, mas é muito importante ter um acompanhamento adequado, feito por um profissional que tenha conhecimento de todas essas alterações fisiológicas, para que as aulas se tornem funcionais e prazerosas para o corpo de cada gestante. Não podemos esquecer a importância do acompanhamento médico, que vai liberar ou não a prática de qualquer exercício físico nesse período. (http://revistapilates.com.br/2013/09/10/os-beneficios-do-pilates-na-gestacao/)

Tive um parto normal bem tranquilo, e uma recuperação fácil, depois de 5 meses do nascimento do Gustavo, voltei a fazer pilates, e estou até hoje, eu adoro, sinto meu corpo mais forte para fazer as atividades diárias com o filhote, e olha que não e fácil carregar mais de 10 kg nos braços, nem ficar correndo atrás dele o dia todo, mas tudo isso se torna mais fácil com a prática do pilates.

Beijos e até o próximo post!

Tamara



0 comentários:

Postar um comentário